Previous slide
Next slide

Medida, realizada por meio de parceria com a ACIARP, faz parte de pacote de ações para melhoria e valorização do efetivo, reforçando a segurança

Na manhã desta quarta-feira, dia 18, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Segurança Pública do município, e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade (ACIARP) assinaram convênio que formaliza a atividade complementar conveniada a ser executada pelos efetivos da GCM. Com limite máximo de 80 horas, a medida garantirá o reforço da segurança por profissionais qualificados na cidade, além de valorizar o efetivo da Guarda.

A assinatura ocorreu durante cerimônia que também marcou a passagem e ascensão do novo comando da Guarda Civil Municipal, agora sob a responsabilidade do GCM Sandro Torres Amante. Há 23 anos atuando na instituição, o comandante ocupa o lugar deixado pelo GCM Aparecido do Carmo Meira, nomeado como Inspetor da Guarda, responsável pelo Gabinete de Instrução, setor de qualificação, formação e treinamento de todo o efetivo.

Estavam presentes no evento o prefeito Adler Teixeira – Kiko, o vice-prefeito Gabriel Roncon, o secretário de Segurança Pública da Estância, coronel José Luis Martins Navarro, o vereador e presidente da Câmara, Rubens Fernandes da Silva (Rubão) e demais vereadores e autoridades municipais.

Também participaram da solenidade diversas autoridades das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e GCM de toda a região do Grande ABC, além do gerente corporativo da CBC, Roberto Sampaio, e Gerardo Sauter, da ACIARP.

“Sabemos que a segurança é uma preocupação de toda a comunidade e temos capacitado, estruturado e investido no setor para melhorar a qualidade do serviço, além de promover integrações com as GCMs e polícias de toda a região, aumentando a segurança e diminuindo os índices de criminalidade, conforme dados divulgados pelo Estado”, afirma o prefeito.

Operação integrada – Após a cerimônia, forças de segurança das Guardas Civis Municipais, do Canil, ROMU, o Helicóptero Águia, Cavalaria e Tático da Polícia Militar e Polícia Civil da cidade e de toda a região do Grande ABC promoveram operação integrada – Cidade Mais Segura – percorrendo diversos bairros da Estância.

Queda dos índices – Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Paulo apontam que Ribeirão Pires apresentou queda nos índices de criminalidade de roubos e furtos e roubo/furto de veículos. No período de janeiro a maio de 2017, foram registrados 159 casos de roubo de veículos. Neste ano, os índices caíram quase pela metade. Até maio de 2018 foram registrados 82 casos.

A queda dos índices de criminalidades está diretamente ligada a diversos investimentos e valorização do efetivo, feitos pela atual administração. Além da proteção dos próprios públicos, a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires tem atendido ocorrências criminais, desenvolvido e ampliado operações integradas com as Polícias Civil e Militar e GCMs de toda a região.

Dentre as ações no setor está a conclusão da habilitação de 40 GCMs para manuseio de pistola 380, habilitação de 15 GCMs para manuseio de pistola calibre 12, curso de aperfeiçoamento profissional para todo o efetivo, entre outros.

Em março, a SSP do município recebeu a doação de uma viatura Duster pela CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos, em uso na base de Ouro Fino Paulista. Está em andamento processo licitatório para aquisição de mais três veículos.