Previous slide
Next slide

Por meio das secretarias de Trânsito e de Educação, Prefeitura promove “Brincando de Trânsito” para conscientizar estudantes da cidade

Cerca de 150 estudantes do Jardim I e II da Escola Municipal Herbert José de Souza, da rede municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires, participaram nesta terça-feira, dia 12, de cerimônia de encerramento do curso “Brincando de Trânsito”. Promovida pela Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura, com o apoio da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, a iniciativa promove a formação de pedestres e futuros condutores por meio de atividades lúdicas e educativas.

Mini circuito de trânsito foi levado ao ambiente escolar para contribuir no processo de aprendizado e conscientização das crianças sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Jogos lúdicos e quebra-cabeças também foram utilizados para ensinar sobre legislação e segurança no sistema viário.

Aos 5 anos, a estudante Eduarda Domingues Matias Rocha falou sobre a participação no projeto. “Aprendi a ser uma boa ciclista e atravessar a rua com segurança. O que mais gostei foi andar de bicicleta”, disse.

Já Miguel Scanvella, também 5 anos, aprovou a brincadeira de quebra-cabeça. “Estou feliz porque aprendi e ainda ganhei um certificado”, contou.

Pais e familiares foram convidados a participar da cerimônia, sendo, dessa forma, incentivados a apoiarem as crianças e também conscientizados sobre o respeito às leis de trânsito.

“O projeto ‘Brincando de Trânsito’ integra calendário de atividades educativas que promovemos durante todo o ano para estimular a formação de pedestres e futuros condutores mais responsáveis e conscientes de sua importância para um trânsito mais seguro. As crianças formadas tornam-se, ainda, multiplicadoras desse conhecimento em suas casas e comunidades. Muito mais do que seguir regras, essa é uma lição de respeito e preservação da vida”, disse Fábio Bertrani, da Secretaria de Transporte e Trânsito de Ribeirão Pires.

As atividades realizadas na Escola Municipal Herbert José de Souza também integraram o calendário da campanha de conscientização Maio Amarelo.