Previous slide
Next slide

Em sua 42ª edição, evento tradicional faz parte do calendário oficial do município

A Estância Turística de Ribeirão Pires celebrou a 42ª edição da tradicional Festa de Santo Antônio, organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Sueli, com o apoio da Prefeitura. O evento aconteceu no Mirante Santo Antônio, um dos principais pontos turísticos da cidade que recentemente ganhou novo atrativo – a Via Crucis com peças artesanais em mosaico.

A programação cultural contou com apresentação dos alunos da Escola Municipal de Dança e da E.M. Maria Siqueira de Paula. O casal Danilo Hayashida e Patrícia Hayashida foram conferir a apresentação dos três filhos Ujiyo, de 10 anos, Natsumy, 7 anos e Yukimi, 5 anos, que dançaram quadrilha

“A participação da escola com a dança na Festa de Santo Antônio é um complemento do que nossos filhos aprendem. Gostamos muito do trabalho pedagógico e do apoio dos professores e da direção. Prestigiamos a Festa porque, além de eles (filhos) se sentirem importantes, esta é uma integração entre a escola e a comunidade, em um ambiente bastante seguro e familiar”, disse Danilo.

A programação cultural também contou com os shows das bandas Inspirasamba e Maria Lua, típica de forró e baião, com dança no estilo quadrilha, que encerrou as atividades no sábado. No domingo, foi a vez da banda Siderais e da banda country West Rocky. Mesmo com o frio intenso, visitantes curtiram a festa.

A moradora do bairro Mirante, Sandra Pompomet, aproveitou a Festa de Santo Antônio ao lado do marido e da filha Beatriz, de 9 anos. “Sou católica e vim prestigiar o evento. Pena que está muito frio. Mesmo assim adorei a organização do evento. Está ótimo”, observou a moradora.

Além da programação cultural e religiosa, os visitantes também puderam contemplar a escadaria da Via Crucis, entregue pela atual gestão durante o mês de março, em celebração ao aniversário da Estância. A Via Crucis é composta por quinze paineis em mosaico bizantino e ilustram o caminho percorrido por Jesus Cristo desde Pretório até o Calvário. As obras, feitas sob supervisão da artista Silvana Luz, foi um pedido antigo das comunidades católicas do município. No primeiro dia da Festa de Santo Antônio, 13 de junho, fiéis percorreram a Via Crucis em procissão até o alto do Mirante, onde foi celebrada missa campal.

Os visitantes também puderam curtir delícias típicas desta época do ano como o tradicional bolo de Santo Antônio, além de caldos, lanches, bebidas quentes e frias, pastel, doces, crepe, tapioca, chocolates, milho e derivados, distribuídos em 10 chalés por todo o evento.

A moradora da Vila Suíssa, Elaine de Souza Brandão sempre participa do evento. “Frequento a Festa há mais de 15 anos, é um passeio ótimo para toda a família”, afirma.

A Festa de Santo Antônio é um evento religioso e cultural, que integra o calendário oficial da Estância.

“Ribeirão Pires celebra a 42ª Festa de Santo Antônio mantendo vivas as tradições do município e de seu povo. Muito mais do que um importante espaço para a manifestação cultural, o evento é opção de lazer e entretenimento para famílias da cidade e de toda a região. Neste ano, além de todos os atrativos como a capela de Santo Antônio, a vista do alto do mirante, a programação cultural e as opções gastronômicas, os visitantes conferem a belíssima via crucis, inaugurada em março”, disse o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, que participou da abertura da Festa.

Sobre o Mirante Santo Antônio – um dos principais e mais importantes pontos turísticos da cidade, está localizado a 807,4 metros de altitude e possui uma das melhores vistas panorâmicas da cidade.