Previous slide
Next slide

Por meio de parceria entre Fundo Social de Solidariedade municipal, Sebrae-SP e Centro Paula Souza, moradores participam de qualificação gratuita

Palha italiana (tradicional e releitura), trufa de brigadeiro, ovo de páscoa mesclado, recheios, muffin, ganache, pavê, bolo e brownie. Todas estas receitas fazem parte do cronograma de aulas práticas do Curso de Formação de Chocolateiro oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, em parceria com o SEBRAE-SP e o Centro Paula Souza, que teve início na última segunda-feira, dia 25.

Além das técnicas para produção do chocolate, o Curso de Formação de Chocolateiro orienta sobre as diferenças entre os tipos de chocolate (hidrogenado, fracionado ou nobre), propriedades e composição das variedades de chocolate (meio amargo, ao leite, branco, diet e blend); teor nutricional, manipulação, importância da temperagem (processo responsável pelo resultado de um chocolate brilhante e crocante) entre outros aspectos.

Grupo formado por 30 alunos, entre homens e mulheres de diferentes faixas etárias, é orientado por Jane Cristina da Silva, formada em Gastronomia e especializada em Confeitaria. “É uma turma muito empenhada e participativa. Sempre ansiosos pela próxima aula, a próxima dica, ninguém falta. Acredito nesta vocação do chocolateiro na Estância Turística de Ribeirão Pires”, completou.

A aluna Michele Nairane, 25 anos, que costuma produzir ovos de Páscoa para venda todos os anos, se disse encantada com o curso. “Além da produção em si, cujas dicas da professora estão fazendo toda a diferença; estou aprendendo a lidar com o público e a ideia de revender produtos o ano todo. Hoje em dia apenas produzo os itens com chocolate e quem revende é minha mãe, na escola em que dá aula, e alguns amigos”.