Previous slide
Next slide

Até o final de junho, equipes das secretarias de Saúde e de Educação promovem ação de prevenção e combate à hanseníase e verminose

Coordenadoras das escolas municipais Carlos Rohm (Ens. Fundamental), Maria Siqueira de Paula e Abdalla Chiedde participaram nesta semana de palestra sobre campanha de combate à hanseníase e verminose. Profissionais do Serviço de Atenção Especializada e da Vigilância Epidemiológica da cidade apresentaram informações sobre o que são as doenças, como preveni-las e tratá-las, bem como serão promovidas as atividades da campanha, que acontecerá até o final de junho deste ano.

Por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e Higiene e de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, a Prefeitura realizará a Campanha Dois Bichos. Nacionalmente, a ação é mais ampla, incluindo também o tracoma e a esquistossomose. Ribeirão Pires pactuou junto ao Governo do Estado a campanha para o combate à hanseníase e à verminose. Cerca de 1.700 alunos das três unidades da rede municipal de ensino deverão ser contemplados na ação.

Durante a Campanha, médico da rede de Atenção Básica de Ribeirão Pires fará a orientação dos pais e avaliação das crianças com idade entre 5 e 14 anos. Neste período, os alunos serão avaliados para a identificação de casos suspeitos de hanseníase e para receberem um comprimido para tratamento das verminoses – para melhorar o desenvolvimento físico e mental dos estudantes. Todo o procedimento será feito mediante autorização dos pais ou responsáveis pelas crianças.

“Nossas equipes estão empenhadas para esclarecer todas as dúvidas dos profissionais da educação, que atuam nas escolas que farão parte da campanha, como forma de ampliar a adesão dos pais a esta importante ação de saúde. Os profissionais da Prefeitura estarão à disposição para orientar e dar os encaminhamentos necessários aos participantes”, explicou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia de Freitas.