Previous slide
Next slide

Capacitação com coordenadores pedagógicos abordou a importância da Base e do planejamento curricular

Na última sexta-feira, dia 11, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, realizou formação com coordenadores pedagógicos da rede municipal sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A atividade contou com palestra sobre a importância da Base e do planejamento curricular, ministrada pelo professor Marcelo Furlin, coordenador do programa de pós-Graduação em Educação da Faculdade Metodista. A formação aconteceu no Centro de Formação do Professores (CEFORPE).

Furlin explicou que o debate da Base vem sendo cravado desde 2015. “Acredito que discutir o currículo é fundamental. É muito mais do que pensar em áreas de conhecimento. Tem a ver com tudo o que organiza a escola, inclusive a gestão. Nossa intenção é não só a formação, mas a socialização de experiências e pensamentos”.

No mês passado, a Secretaria de Educação da cidade promoveu o lançamento oficial da 3ª versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“A gestão está oferecendo formação continuada para que a rede municipal possa avançar na definição dos currículos, que obedecerão justamente as normas e diretrizes gerais consagradas”, explicou a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart.

 

Base Nacional Comum Curricular – A BNCC, conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), é um documento que norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em todo Brasil. Ferramenta essencial para elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada município.

 

Na rede municipal de Ribeirão Pires, o novo currículo será implantado nas 33 unidades escolares, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, envolvendo os cerca de nove mil alunos.