Previous slide
Next slide

A partir dessa semana, a Estância Turística de Ribeirão Pires inicia série de ações que integram a programação da campanha “Maio Amarelo” – que chama a atenção da sociedade ao respeito às leis e à segurança no trânsito. Para abrir o calendário de atividades, profissionais da Secretaria de Transporte e Trânsito realizarão palestras direcionadas aos motoristas de ônibus da empresa Rigras – que detém a concessão das linhas municipais.

Na quarta-feira, dia 25, os alunos da ETEC da cidade receberão palestra sobre prevenção de acidentes de trânsito. A partir dessa semana até o mês de junho, estudantes da Escola Estadual Antônio Pádua Paschoal de Godoy participarão de curso ministrado pela Prefeitura com a temática “Nós somos o trânsito”. Durante as atividades, cerca de 250 alunos serão estimulados a refletir sobre o assunto, compreendendo as ações do “Movimento Paulista de Segurança no Trãnsito” e do “Maio Amarelo”.

A programação de palestras e atividades de conscientização do “Maio Amarelo” seguirá no próximo mês, com ações especiais nas escolas municipais de Ribeirão Pires.

Sobre o Movimento “Maio Amarelo” – O Movimento Maio Amarelo trabalha a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Ribeirão Pires, as ações voltadas para a conscientização acontecem durante todo o ano, mas são intensificadas durante este mês. No período, também são reforçadas as ações de fiscalização.

Sobre o “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito” – A Prefeitura de Ribeirão Pires aderiu em 2017 ao “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”, do Governo do Estado de São Paulo. Trata-se de uma série de atividades desenvolvidas nos municípios para reduzir o índice de acidentes de trânsito, especialmente com vítimas fatais. Em outubro do último ano, a Prefeitura e o Governo celebraram convênio para o repasse de R$ 1,1 milhão que será destinado à intervenções no sistema viário e atividades educativas na cidade.

Operação Direção Segura – Na madrugada de feriado do sábado, 21 de abril, a Secretaria de Transporte e Trânsito de Ribeirão Pires promoveu a Operação Direção Segura, que contou com profissionais do DetranSP, Ciretran, da Polícia Militar, e da ROMU. A ação foi realizada na Quarta Divisão, área com elevado índice de acidentes com vítimas fatais.

No período entre as 21h às 2h00, foram realizados 223 testes com etilômetro. Foram recolhidas 3 carteiras de habilitação por embriaguez ao volante, efetuados 4 flagrantes por embriaguez em porcentagem superior a 0,33 de álcool – encaminhados à Delegacia de Polícia, além de 3 veículos recolhidos ao Pátio. No total, foram mais de 30 veículos fiscalizados e 20 autos de infração realizados.