Previous slide
Next slide

A Junta de Serviço Militar de Ribeirão Pires realizou nesta sexta-feira, dia 20, solenidade de Compromisso à Bandeira Nacional, na Tenda Multicultural da cidade. Cerca de 300 jovens nascidos em 2.000, ou em anos anteriores, e que se alistaram até o início deste mês, participaram da atividade, que marcou a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação ao Serviço Militar.

O 1º Tenente Delegado da 18ª Delegacia de Serviço Militar de São Bernardo do Campo, Pedro Silva de Oliveira, representando o Exército Brasileiro, conduziu o ato solene. “A partir de hoje vocês são cidadãos brasileiros na plenitude da palavra. Devemos fazer o que é certo. Vocês são a mola propulsora e a engrenagem capazes de fazer o Brasil cada dia melhor. Para isso, vocês devem sempre estudar e trabalhar, buscando os sonhos e serem os melhores naquilo que escolheram para suas vidas”, disse.

O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, presidente da Junta de Serviço Militar da cidade, também comentou a importância do ato solene. “Esta é uma cerimônia singela, mas com grande significado. Aqui, vocês, jovens, demonstram o compromisso pela pátria. Esse sentimento de apropriação é traduzido pelo amor à cidade, ao Estado e ao País. Devemos levar as lições de cidadania para nossa vida, sendo pessoas melhores e engajadas na construção de uma sociedade mais justa”, declarou.

Todo cidadão do sexo masculino tem obrigações com o Serviço Militar e, ao completarem 18 anos, devem fazer o alistamento militar, para garantir o direito à cidadania plena, conforme previsto pela legislação brasileira. Os jovens que recebem Certificado de Dispensa de Incorporação ficam à disposição das Forças Armadas até os 45 anos de idade, para eventuais situações extremas, como em desastres climáticos. O documento é exigência para que homens com idade a partir de 18 anos possam emitir documentos como Carteira de Trabalho e Passaporte, além do ingresso em instituições de ensino.

Jovens de Ribeirão Pires devem fazer Alistamento Militar até junho deste ano

Moradores de Ribeirão Pires do sexo masculino e nascidos em 2.000 – que completam 18 anos em 2018 – devem ficar atentos aos prazos e procedimentos para efetuar o Alistamento Militar. Os jovens dessa faixa etária devem se alistar pelo site www.alistamento.eb.mil.br, e seguir os passos indicados na página, inclusive as orientações sobre documentos a serem apresentados à Junta de Serviço Militar do município (entre eles, comprovante de um ano de residência em Ribeirão Pires). O prazo para o procedimento é até o final do mês de junho deste ano.

Os jovens devem comparecer à Junta de Serviço Militar (Avenida Capitão José Gallo, 55) de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h. Moradores nascidos em anos anteriores a 2000 e que ainda não se apresentaram também devem comparecer no local para efetuar o Alistamento Militar. Para estes casos, será aplicada multa para a regularização da situação e posterior emissão de documentação, obrigatória por lei.

Ao se apresentar, o jovem deverá estar munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade original, ou Certidão de Naturalização, ou Termo de Opção de Nacionalidade (para brasileiros naturalizados ou por opção), ou Registro de Emancipação (no caso de índios); e comprovante de um ano de residência no município.

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros.

Alistamento Militar – Junta de Serviço Militar de Ribeirão Pires:

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h

Endereço: Avenida Capitão José Gallo, 55 – Centro (dentro do Posto Atende Fácil)

E-mail: juntamilitar@ribeiraopires.sp.gov.br

Telefone: (11) 4827-4469