Previous slide
Next slide

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento norteador dos currículos dos sistemas e redes de ensino de todo o País

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, promove na próxima sexta-feira, dia 27, a partir das 8h, o lançamento oficial na cidade da 3ª versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O marco acontece no Teatro Euclides Menato (Avenida Prefeito Valdirio Prisco, 193, Centro) e contará com a presença de autoridades municipais e gestores escolares da rede municipal.

Durante o lançamento, serão ministradas palestras com a presença do Diretor de Apoio Técnico do Patrimônio de Ribeirão Pires, Marcilio Duarte, que falará sobre a História da Educação do município, e da Supervisora aposentada da Diretoria Regional, Maria José Poloni, que abordará a História da Educação do Brasil e a Escolarização e Aprendizagem.

“O lançamento é o primeiro passo. O próximo momento será levar a discussão para as unidades escolares e ao Conselho Municipal de Educação para que todos possam contribuir na elaboração da proposta curricular”, explicou a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart.

O convite para o encontro também foi estendido a todas as unidades escolares estaduais e particulares de Ribeirão Pires.

BNCC – Base Nacional Comum Curricular – A BNCC, conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), é um documento que visa nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em todo Brasil. Ferramenta essencial para elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada município.

Na rede municipal de Ribeirão Pires, o novo currículo está sendo implantando nas 33 unidades escolares, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, envolvendo os cerca de nove mil alunos.