Previous slide
Next slide

A partir da data, todas UBSs do município aplicarão doses da vacina contra o vírus Influenza

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, realizará a Campanha de Vacinação contra a Influenza entre os dias 23 de abril e 1º de junho, conforme orientações do Ministério da Saúde. Todas as Unidades Básicas de Saúde da Estância terão doses da vacina disponíveis à população, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, durante o período.

Outras vacinas – Além das imunizações realizadas durante campanhas, a Prefeitura também disponibiliza doses de vacinas contra diferentes tipos de doenças. Nas Unidades de Saúde da rede, por exemplo, são aplicadas gratuitamente as doses de vacina contra a Meningite C (dose única), para meninos e meninas com idades entre 11 e 14 anos, e a vacina contra HPV. Esta última é realizada em duas doses, com intervalo de no mínimo 6 meses entre as aplicações.

A vacinação contra HPV é voltada para meninos de 11 a 14 anos e meninas com idade entre 9 e 14 anos. Também podem receber as doses pacientes de 9 a 26 anos HIV positivo e pessoas transplantadas, conforme orientações de esquema vacinal.

Sobre o HPV e a Meningite C – O papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV, é um agente infeccioso que se instala na pele ou nas mucosas, provocando infecções, verrugas genitais, podendo evoluir para o câncer – no colo do útero ou genitais. Os principais tipos de HPV são combatidos pelas duas doses da vacina, disponíveis gratuitamente nas UBSs de Ribeirão Pires.

A meningite C é um dos tipos de um processo inflamatório das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e são causadas por diversos agentes infecciosos, como bactérias, parasitas e fungos. A vacina tem por objetivo fortalecer o sistema imunológico dos adolescentes contra a doença.