Previous slide
Next slide

Além de oito profissionais que ingressaram em 2017 na rede, Prefeitura apresentou nesta semana quatro novos generalistas do Programa Mais Médicos

A rede municipal de saúde de Ribeirão Pires recebeu nesta semana o reforço de quatro novos profissionais do programa federal Mais Médicos. Os generalistas, todos brasileiros, integram as equipes da Atenção Básica da cidade. Com a chegada dos profissionais, apresentados nesta quarta-feira, dia 10, ao prefeito Adler Teixeira – Kiko, e a outros médicos da rede, a cidade passa a ter 19 generalistas do programa.

Os quatro novos médicos irão atuar nas UBSs Jardim Guanabara (2), Santa Luzia (1) e Jardim Valentina (1). Em outubro de 2017, a Prefeitura integrou à Atenção Básica oito profissionais do Mais Médicos, que estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde da Quarta Divisão, Guanabara, Ouro Fino, Jardim Caçula, Jardim Luso e Santa Luzia.

“Damos as boas-vindas a estes novos profissionais que, assim como aqueles que integraram nossa rede no último ano, se dedicarão para atender com carinho os moradores. A saúde é tida como um dos principais desafios em todas as cidades. Por essa razão, os médicos, os gestores e cada integrante das equipes da saúde cumprem importante papel de acolher os pacientes em um momento de dor, em que mais precisam de atenção e de cuidados. Nossa missão é tratar todos com humanidade e seguir trabalhando para garantir, cada vez mais, qualidade ao serviço prestado pelo município”, declarou o prefeito Kiko.

Na avaliação da Secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas, a chegada de doze médicos em pouco mais de um ano contribui para as ações de reestruturação da Atenção Básica. “Com esse reforço, avançamos na constituição de uma rede integrada de atendimento, na ampliação da cobertura do Programa de Saúde da Família, no fortalecimento de vínculos entre pacientes e Unidade Básica de Saúde, além de reforçar a estratégia de saúde preventiva que estamos desenvolvendo desde o início de 2017”.

Oito UBSs da cidade contam com médicos do programa – apenas as UBSs do Centro e do Centro Alto não contam com esses profissionais. Entre os novos médicos está Willian Augusto Pakes, formado pela USP campus Ribeirão Preto. O profissional, que irá atuar na UBS Guanabara, falou sobre as expectativas do ingresso à rede de Ribeirão Pires. “Fomos muito bem recebidos na cidade. Tenho muita vontade de trabalhar e ajudar as pessoas, especialmente por saber que nas áreas mais afastadas do centro a presença do médico precisa ser incisiva. Vamos nos dedicar para atender bem a população”, disse.

No grupo de médicos recebidos pela rede em outubro passado, Cleber Souza, que atende na UBS Santa Luzia, avaliou positivamente o trabalho realizado no município. “Tem sido uma experiência maravilhosa. Fiz medicina por amor e estou trabalhando para quebrar algumas barreiras que existem entre médico e paciente, criando proximidade para que eles confiem no atendimento e no tratamento realizado. Estamos recebendo todo o apoio necessário por parte da Prefeitura”, disse.