Previous slide
Next slide

Em 2017, retomada de serviços essenciais e reorganização administrativa e da gestão da saúde fortaleceram instrumentos de diagnóstico da rede

Em apenas dois meses de funcionamento, o tomógrafo da rede municipal de Ribeirão Pires, instalado no Hospital e Maternidade São Lucas, apresenta bons resultados para a saúde pública da cidade. Inaugurado no final de novembro do último ano, o equipamento atendeu toda a demanda reprimida desde 2015, zerando, no início deste ano, a fila de espera pelo exame.

As equipes da Saúde realizaram o agendamento de cerca de 530 pacientes que estavam na fila até o último ano. Do total, 452 compareceram na data marcada, resultando em aproximadamente 1300 tomografias feitas – cada paciente pode ter mais de um exame solicitado.

“Além de zerar a fila de espera de 2015 até o final do ano passado, estamos cumprindo com as agendas recentes e, ainda, atendendo todos os pedidos de urgência enviados pela UPA Santa Luzia. Esse é um grande avanço para a saúde municipal, que se tornou realidade após regularizarmos a situação de um equipamento que estava deixado de lado pelos últimos gestores. Compromisso estabelecido pelo prefeito Kiko e que estamos seguindo à risca”, explicou o prefeito em exercício de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon.

As ações de retomada de serviços essenciais adotadas pelo Governo desde o início de 2017 trouxeram de volta às Unidades Básicas de Saúde os exames laboratoriais, ampliando a oferta dos exames de sangue e papanicolau para atender a demanda da rede. Após a retomada, em janeiro do último ano, a rede municipal realizou mais de 244 mil exames do tipo, o que representa aumento de mais de 67% em relação a 2016.

“Nosso trabalho é norteado pela humanização dos atendimentos e dos cuidados com cada um dos pacientes que procura a rede municipal de saúde. Os exames são fundamentais para que os profissionais médicos tenham em mãos instrumentos para um diagnóstico assertivo, o que faz a diferença no tratamento ou encaminhamento do morador. Seguimos com o projeto de fortalecimento e ampliação dos serviços de saúde da rede municipal, sempre buscando qualidade e atendimento digno à população”, afirmou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Com novos fluxos internos do atendimento, a criação de procedimentos e a reorganização das equipes, os exames de ultrassonografia também registraram aumento expressivo de 2016 para 2017. No ano passado, foram realizados mais de 7.300 ultrassons na rede municipal, número que é quase três vezes maior no comparativo com 2016.