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Sistema Via Rápida Empresa, cadastro em vagas de emprego, alistamento militar, e consulta no Procon estão entre os atendimentos realizados no local

Localizado na Avenida Capitão José Gallo, 55 – Centro, o Posto do Atende Fácil, órgão ligado à Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, reúne diversos tipos de atendimentos gratuitos a toda a população. Dentre os serviços prestados está o do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, setor responsável pela captação de vagas junto à empresas do município, região do Grande ABC e capital. Além disso, o PAT realiza o cadastramento de munícipes nas oportunidades de emprego e seletiva dos currículos de acordo com o perfil desejado por cada instituição.

O trabalhador que desejar se colocar ou recolocar no mercado de trabalho deve comparecer ao PAT levando documentos pessoais e cópias do currículo. Também são oferecidos os serviços de habilitação ao seguro-desemprego e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. Em 2017, foram emitidas mais de 3 mil carteiras de trabalho e mais de 5 mil munícipes foram encaminhados para entrevistas.

O PAT também é responsável pelo atendimento do Módulo Estadual de Licenciamento do Via Rápida Empresa. Com o sistema, os processos de abertura ou alteração de empresas são facilitados, pois é utilizada certificação digital para o envio da documentação da empresa, o que reduz o número de procedimentos para abertura e licenciamento da mesma. Somente em 2017, foram abertas 181 novos CNPJs de Microempreendedor Individual.

Outro atendimento disponível no Posto Atende Fácil é o da Junta de Serviço Militar, responsável pelo certificado de dispensa de incorporação, de isenção e de dispensa de serviço alternativo, processos de segunda via de reservista, de reabilitação, de retificação de dados e de anulação de eximição, atualização de cadastro, transferências, declaração de desobrigado, apresentações da reserva – EXAR e alistamento. Este último, já pode ser realizado por todos os jovens do sexo masculino, que completam 18 anos de idade em 2018. O período de alistamento vai até o dia 30 de junho, pelo site www.alistamento.eb.mil.br

.A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social oferece no Posto Atende Fácil o serviço do Cadastro Único, responsável pelo cadastramento e atualização de documentação das famílias de baixa renda, transparência e manutenção de benefícios nos sistemas SIGPBF e SIBEC.

Já o Procon é responsável por acompanhar e fiscalizar as relações de consumo de serviços e produtos. Os técnicos orientam o consumidor sobre assuntos diversos, desde que estes caracterizem uma relação de consumo, ou seja, que se enquadrem nas competências da fundação PROCON.

Mais informações sobre os serviços do Posto Atende Fácil podem ser obtidas pelo telefone 4824-4282.