Previous slide
Next slide

Prefeitura registra aumento do número de nascimentos no Hospital e Maternidade São Lucas

O Hospital e Maternidade São Lucas, reinaugurado em julho com a formalização de convênio entre o município e a Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, atingiu o número de 500 partos realizados em 2017, na manhã desta quinta-feira, dia 28, com o nascimento de Luiza da Silva Santos. O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Flávia Dotto, e a secretária de Saúde e Higiene, Patrícia de Freitas visitaram juntos a maternidade.

“Alcançar esta marca, mais do que duplicando o número de partos, em nossa rede municipal de saúde nos mostra que estamos no caminho certo. A parceria com Grupo São Cristóvão está contribuindo para que a Prefeitura, junto com os profissionais da saúde, efetive o projeto de reestruturação da rede municipal, atendendo especialmente as demandas da população, que deve ter garantido atendimento de qualidade em todas as áreas”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

Terceira filha da dona de casa Débora Inácio Pires Santos, 33 anos, e do gesseiro Paulo Sérgio dos Santos, 41 anos, moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, Luiza nasceu com 3,5 kg e 50 cm, de parto normal, após 39 semanas de gestação. “Fiquei surpresa com a qualidade do atendimento prestado pela rede municipal de saúde desde a realização do primeiro ultrassom e isso me motivou a realizar o parto aqui no São Lucas”.

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde e Higiene, o número de partos no São Lucas cresceu, aproximadamente, 160% com relação ao ano passado. Além disso, 79% dos partos realizados pelo Hospital e Maternidade São Lucas neste período foram de moradoras de Ribeirão Pires, porém, o município atendeu, também, mamães de Rio Grande da Serra, Suzano, Mauá e Santo André.

“É uma vitória alcançar este resultado, tendo em vista que, quando assumimos a secretaria a Maternidade corria o risco de ser fechada. Agora o hospital oferece maternidade com parto humanizado, onde o recém-nascido é mantido no mesmo quarto de sua mãe no período de internação. A satisfação das mães com o bom atendimento prestado aqui só confirma que as mudanças surtiram efeito”, disse a secretária de Saúde e Higiene, Patrícia de Freitas.

Numa parceria do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires com a Secretaria de Saúde e Higiene, a nova mamãe, Débora, também foi contemplada com kit de enxoval composto por cobertor, manta, toalha de banho, macacão, pagãozinho, toalha de boca, touca e luva de lã, meia, fralda descartável, kit de higiene e a sacola. A ação, que teve início em maio deste ano com o lançamento da Campanha do Agasalhinho, já beneficiou mais de 120 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto, o intuito é que a ação seja realizada mensalmente, ampliando o número de famílias beneficiadas com o enxoval. “Os kits são montados com muito carinho e contém peças que, certamente, serão muito utilizadas pelos bebês; contribuindo até mesmo com a redução de gastos da família neste primeiro momento”.