Previous slide
Next slide

Veículos são equipados com tomadas para recarga de celular dos usuários e câmeras de segurança

A Estância Turística de Ribeirão Pires ganhou seis novos ônibus adaptados nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro. Os veículos, entregues pela Empresa Rigras Transporte Coletivo e Turismo Ltda., atenderão as linhas dos bairros Vila Bonita, Jardim Caçula, Parque Aliança, Santa Luzia e Jardim Ribeirão Pires.

Segundo o proprietário da Empresa Rigras, Nivaldo Gomes, as melhorias promovidas no serviço de transporte público municipal, que incluem a renovação da frota de ônibus, foi compromisso assumido com a Prefeitura em contrapartida ao reajuste da tarifa do transporte público. Os seis novos veículos representam renovação de 13,3% do total de carros que atendem a população. Para a aquisição dos ônibus que contam com tecnologia embarcada, o investimento da empresa foi de R$ 2 milhões.

“É para nós uma questão de responsabilidade e respeito colocarmos na rua veículos em perfeitas condições e prestar serviço com qualidade aos moradores”, afirmou Nivaldo. “Esses ônibus estão entre os mais modernos do País e são totalmente acessíveis. Possuem GPS, que nos permite acompanhar sua localização e o tempo de viagem, para ações de monitoramento, câmeras de segurança, além de atenderem à legislação ambiental que estabelece a redução da emissão de poluentes”, explicou.

“A Prefeitura é responsável pela concessão do transporte público, por isso devemos fiscalizar, exigir e cobrar um trabalho de qualidade. Contamos com a parceria da Rigras, que sempre atende nossas solicitações, para ofertar bom serviço, investindo em dignidade e respeito aos moradores de nossa cidade”, declarou o prefeito Adler Teixeira – Kiko.

Os seis novos carros da Rigras são equipados com tomadas USB, destinadas para a recarga de energia de celular dos usuários; quatro câmeras de segurança cada; e GPS para monitorar o atendimento das demandas. Além disso, toda a frota de veículos da empresa possui adaptação para deficientes, com elevadores instalados – de acordo com as normas que de acessibilidade do transporte público.

Segurança

Com a instalação de câmeras de segurança nos novos ônibus da frota, a Prefeitura e a Empresa Rigras esperam coibir a ação de criminosos e de pessoas mal intencionadas que utilizam o transporte público para cometer roubos e assédios, como em casos registrados em outros municípios da região do Grande ABC.

“As imagens gravadas dentro dos ônibus ficam armazenadas por quinze dias em nosso sistema, o que pode servir como auxílio na segurança dos usuários e na garantia de um serviço de qualidade, já que também podemos registrar como os funcionários estão atendendo os usuários do transporte”, explicou Nivaldo Gomes.

A Empresa Rigras, que detém a concessão de todas as linhas de transporte municipal na cidade, trabalha com 42 linhas, entre municipais e intermunicipais. Durante os dias úteis, são atendidas cerca de 24 mil pessoas e aos fins de semana a média é de 7.200 usuários.