Previous slide
Next slide

O Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires inaugurou, nesta quarta-feira, dia 6, a Galeria das Artes da cidade, espaço voltado aos artesãos do município. A cerimônia marcou, ainda, a abertura da exposição “Ribeirão Pires – Um Novo Olhar”, que apresenta ao público obras do fotógrafo Gabriel Mazzo.

A Galeria de Artes será espaço destinado à comercialização de produtos artesanais e capacitação profissional. Em contrapartida pela cessão da área para exposição dos produtos (Avenida Francisco Monteiro, 2940 – Santa Luzia), 20% do valor das vendas serão revertidos para as ações do Fundo Social.

“Concretizamos hoje dois importantes projetos: a abertura oficial da Galeria das Artes, reunindo artesãos da nossa cidade em suas diversas manifestações, e a exposição fotográfica de Gabriel Mazzo, que traz à tona nosso desejo de despertar o amor e orgulho que todos nós temos por Ribeirão Pires”, completou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Flávia Dotto.

Sob a curadoria de Rozi Zampirou Gimenes, a Galeria das Artes reúne, atualmente, 30 artesãos, moradores da cidade, que desenvolvem trabalhos artesanais como aquarela, mosaico, cerâmica, patchwork entre outros. “O espaço é aberto aos demais artesãos de Ribeirão Pires. Caso haja necessidade, damos consultoria e capacitação para tornar o produto mais atrativo e rentável”, disse Rozi.

Entre os artesãos da Galeria estão: Iara Rossi, Ana Grecco, Edi Felix, Ivanira Felix, Marina Taboada, Pedro Matayoshi, Djanira Luz, João de Paula Lopes, Paulo Pino, Wania Saenz, Gorete da Luz Zampol, Silvana Luz, Renata Felix, Adriana Araújo Barbosa, Maytê, Cacilda Correa Paulino, Sonia Dubovick, Emília Cristina Nogueira, Valéria Nardelli, Iara Porrete, Mara Cecília Orosco, Sueli Lovato, Suzana Gianancini Netto, Alissa Rimaih, Vera Lúcia Zampelini, Rayline Malheiros, Yuri de Paula Gomes, Nilza Yukico Ota Tamezawa e Ivi Takaki.

“É motivo de orgulho para nossa cidade reunir, num único espaço, talentos que conseguem captar as belezas de Ribeirão Pires e traduzi-las em arte, tanto na Galeria quanto na exposição fotográfica, que conseguiu nos mostrar novos ângulos da Estância”, disse o prefeito Adler Teixeira – Kiko.

A inauguração da Galeria marcou também a abertura da exposição fotográfica “Ribeirão Pires – Um Novo Olhar”, do fotógrafo Gabriel Mazzo, que trabalha na Prefeitura desde 2011. Natural da capital paulista, Mazzo se encantou com a cidade desde sua primeira visita, em 2007. Desde então, se dedica a revelar as belezas da Pérola da Serra através de seu olhar com o intuito de revelá-la para o Brasil e o mundo. “Sou paulistano de nascimento e ribeirãopirense de coração. Uma visão de quem é de fora, mas apaixonado por Ribeirão Pires”, completou.