Previous slide
Next slide

Na tarde desta quarta-feira, dia 13, moradoras de Ribeirão Pires que recentemente tiveram filhos no Hospital e Maternidade São Lucas, da rede municipal de saúde, receberam kits de enxoval para seus bebês, entregues pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade. Durante a atividade, realizada na sede do Fundo Social, com o apoio da Secretaria de Saúde e Higiene, as mães participaram, ainda, de palestras com médicos especialistas sobre cuidados com a saúde do bebê.

“Estamos empenhados para que esta ação, que deu certo desde o início, seja ampliada e beneficie um número maior de famílias”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto.

Foram disponibilizados kits de enxoval compostos por cobertor, manta, toalha de banho, macacão, pagãozinho, toalha de boca, touca e luva de lã, meia, fralda descartável, kit de higiene e a sacola. Desde maio deste ano, ocasião do lançamento da Campanha do Agasalhinho na cidade, mais de 80 kits foram entregues à mães que também tiveram bebês na rede municipal de saúde.

Moradora de Ouro Fino Paulista, Renata Araújo, mãe da pequena Milena, nascida na Maternidade do São Lucas, foi uma das beneficiadas na entrega dos kits. “Só tenho a agradecer por tudo, desde o atendimento da equipe de médicos do São Lucas até o presente que acabamos de receber do Fundo Social de Solidariedade. Esse carinho faz toda a diferença para mamãe e bebê”.

A Secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas, celebra a parceria firmada com o Fundo Social. “Todos estamos mobilizados nas ações de humanização do atendimento às gestantes, mães, bebês e suas famílias. Com o apoio de instituições com o Fundo de Solidariedade e o Grupo São Cristóvão de Saúde, avançamos neste ano e mais do que dobramos o número de ribeirãopirenses nascidos em nossa maternidade. Isso para nós é o maior reconhecimento pelo trabalho realizado”, disse.

A Prefeitura promoveu, também, palestras com médicos especialistas da rede municipal. A neonatologista Dra. Elma Velga Bexiga abordou os “Cuidados do dia a dia com os recém-nascidos”. Na sequência, a ginecologista Dra. Daniela Maria Lofrano Gonçalves falou sobre os “Cuidados após o parto”. Para finalizar, a odontopediatra Dra. Rosana Mattiazzo apresentou dicas e orientou sobre a “Higienização bucal dos recém-nascidos”.