Previous slide
Next slide

Cerca de 650 alunos da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm participaram das atividades que fazem parte do Programa Saúde na Escola

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Saúde e Higiene e de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, está desenvolvendo ações preventivas que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE). Para encerrar as atividades na Escola Municipal Eng. Carlos Rohm, nesta terça-feira, dia 28, a unidade escolar recebeu premiação do Concurso de Paródias relacionadas aos temas abordados no PSE e desenvolvidos na sala de aula de forma interdisciplinar.

Alunos das escolas municipais de Ribeirão Pires participaram neste ano de ações promovidas pelas equipes de saúde, professores e orientadores sobre combate ao bulliyng, incentivo à cultura da paz, prevenção da violência, educação sexual, Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs/AIDS, prevenção do uso de drogas e gravidez na adolescência.

Cerca de 650 alunos do Ensino Fundamental do Carlos Rohm participaram das ações preventivas. O grupo premiado, do 7º ano ‘E’, apresentou uma paródia sobre o combate ao bulliyng.  Para Giovanna Alves, de 12 anos, aluna do 7º ano, a iniciativa é muito importante para todos os estudantes. “Foi muito bom participar, principalmente porque abordamos um tema muito comum que é o bulliyng e apresentamos como música que fica mais fácil de memorizar um assunto tão importante”, disse.

Na avaliação da secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas, o PSE dissemina informações para público que é multiplicador de conhecimento. “Precisamos sempre ressaltar que a prevenção é o melhor remédio e um caminho eficaz para se manter qualidade de vida. A conscientização dos moradores, especialmente das crianças, é fundamental para que saibam da importância de manter melhores hábitos e levem esse conhecimento adiante”, explicou.

Lançado em Ribeirão Pires em agosto deste ano, o Programa Saúde na Escola beneficia os cerca de 8 mil estudantes das 33 escolas da rede municipal de ensino. O objetivo do Programa é promover a saúde dos estudantes através de ações integradas das redes de serviços municipais. O programa é resultado de parceria entre a Secretaria da Saúde e Higiene e de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia. As ações contribuem para o enfrentamento de vulnerabilidades e no apoio do processo de formação dos profissionais de saúde e da educação.

“As atividades são realizadas de acordo com cada faixa etária do aluno. O Programa Saúde na Escola tem sido executado com amplo sucesso em nossa rede. Agradeço e parabenizo o esforço de todos da área da Educação e da Saúde, que fazem com que essa integração aconteça para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas”, afirma a secretária de Educação, Inclusão Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart.