Previous slide
Next slide

Durante evento realizado no Rio de Janeiro, prefeito Kiko falou sobre projeto Gol do Brasil, que atende 200 crianças da Estância ribeirãopirense

Nesta terça-feira, dia 31, a experiência da Estância Turística de Ribeirão Pires no desenvolvimento da educação por meio do esporte foi apresentada pelo prefeito da cidade, Adler Teixeira – Kiko, em painel de debates do Seminário de Responsabilidade Social, Prevenção ao Crime e Proteção de Jovens no Contexto do Esporte. Realizado pelo CBF Social e pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o evento promoveu discussão sobre o futebol como ferramenta para a construção da paz.

“Este foi um momento muito especial em que nossa cidade teve a oportunidade de mostrar projeto realizado de forma pioneira em todo o país, por meio de parceria com a CBF e o WTC, que é o Gol do Brasil. Utilizando metodologia desenvolvida pelo CBF Social, que alia as habilidades da vida e as técnicas de futebol, 200 alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires são estimulados a melhorarem o desempenho escolar, terem mais disciplina e se tornarem melhores cidadãos para a construção de um futuro mais próspero”, avaliou o chefe do Executivo ribeirãopirense.

Lançado no início de outubro deste ano pela Prefeitura, CBF e WTC, o projeto Gol do Brasil tem por objetivo incentivar e democratizar o acesso à formação esportiva na modalidade futebol para os estudantes.

O curso é ministrado por profissionais qualificados pela CBF, utilizando metodologia criada especialmente para o projeto. As habilidades da vida utilizadas nesta metodologia são: autoconhecimento; relacionamento interpessoal; empatia; lidar com sentimentos; lidar com estresse; comunicação eficaz; pensamento crítico; pensamento criativo; tomada de decisão e resolução de problemas.

O projeto CBF Social prevê a implementação de sistema que permite aos profissionais envolvidos acompanharem o desempenho dos alunos do Gol do Brasil. Por meio de plataforma digital preparada pela Confederação, serão cadastrados alunos e professores para o monitoramento dos indicadores escolares das crianças, bem como de suas vidas em comunidade e família. A CBF disponibilizará, ainda, cursos de aperfeiçoamento aos professores e acompanhamento das aulas, quer seja presencialmente ou por meio de câmeras instaladas no campo.

As crianças atendidas, com idade entre 6 e 13 anos, são estudantes das escolas Comendador Abdalla Chiedde, Professor Antonio Lacerda Bacellar e Manoel Baptista da Silva, localizadas próximas ao Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo, Vila Gomes, local que sediará as aulas.

Sobre o Seminário de Responsabilidade Social, Prevenção ao Crime e Proteção de Jovens no Contexto do Esporte:

A CBF Social e a Organização das Nações Unidas (ONU) promovem nesta terça-feira, dia 31, debate sobre o futebol como ferramenta para a construção da paz. O workshop conta com a troca de experiências e conhecimento de autoridades, ex-jogadores, representantes governamentais e do terceiro setor.

Entre os participantes confirmados estão o secretário geral da CBF, Walter Feldman, a subsecretária de Legado Olímpico do Rio de Janeiro e ex-presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, o diretor de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, André Argolo; o campeão do mundo Jairzinho Furacão, que mantém projetos sociais ligados ao futebol; o desembargador Siro Darlan, com longa experiência na proteção a crianças e jovens; os assistentes sociais Fernando Fernandes (Santos) e Maristela Eleutério (Botafogo); o representante da UNICEF, Augusto Souza; o membro da Associação de Ex-Conselheiros e Conselheiros da Infância, Carlos Nicodemos; entre outros.