Previous slide
Next slide

Ocorrência aconteceu na Rua Conde de Sarzedas no último fim de semana e não causou vítimas

Durante o último fim de semana, a Defesa Civil de Ribeirão Pires realizou a retirada de árvore que caiu na Rua Conde de Sarzedas, localizada na Vila Albertina. A ocorrência exigiu urgência para liberação da via, já que a queda provocou impedimento na passagem de pedestres e carros. Não houve vítimas.

“Os atendimentos realizados por nossa equipe levam em consideração as ações preventivas que incluem treinamentos específicos para esse tipo de ocorrência. Nossos agentes precisam atuar com precisão e minimizar os efeitos causados pelos ventos e tempestades”, explicou o Coordenador da Defesa Civil, Cesar Theodoro.

Atendimento – Para acionar a Defesa Civil Municipal, equipe está à disposição pelo telefone emergencial 199 ou pelo número 4825-1830. O atendimento também pode ser feito pelo endereço eletrônico defesacivl@ribeiraopires.sp.gov.br

 

Prevenção – A Defesa Civil de Ribeirão Pires participou, nos dias 7 e 8 de novembro, de capacitação voltada para a Região Metropolitana de São Paulo. O evento aconteceu no Instituto Mauá, localizado em São Caetano do Sul, organizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para 27 municípios.

 

Com informações atualizadas sobre a operação que será implementada durante o período chuvoso – entre 1º de dezembro de 2017 e 15 de março de 2018 – Ribeirão Pires colocará em prática a “Operação Verão Seguro” (OVS, regida pelo Decreto Municipal nº 6.584 de 2015).

 

Serão formados grupos de trabalho para a execução de atividades previstas, tais como: Grupo Intersecretarial de Coordenação (GIC), que responde por todas as atividades e demandas dos demais grupos que compõem a Operação; Grupo Técnico Executivo (GTE) que garante celeridade e eficiência; Grupo de Mobilização Social (GMS) para atendimento às pessoas atingidas; Grupo de Atendimento à Emergências (GAE) que proporciona assistência e atendimento de acordo com a necessidade; Grupo de Ações Recuperativas (GAR) para prestar serviços de reconstrução das áreas atingidas; Grupo de Remoção, Refúgios e Abrigos (GRRA) para acompanhamento das pessoas desalojadas ou desabrigadas; e Grupo Especial de Fiscalização Preventiva e Monitoramento (GEFIS) para acompanhamento e providências legais quanto áreas atingidas.

 

Lançamento – Em dezembro, a Defesa Civil realizará o lançamento da OVS. Todos os envolvidos no processo devem participar do evento que será aberto ao público. Integrantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) também devem participar. Integrantes do Jeep Clube de Ribeirão Pires, Rádio Pérola da Serra, Corpo de Bombeiro, Polícia Civil e Militar, Aciarp se juntam ao propósito de cuidar do município. A proposta é buscar o envolvimento de toda a cidade que deverá estar em alerta quanto aos perigos das chuvas intensas.