Previous slide
Next slide

Atividades integradas entre equipes da Saúde e do Fundo Social de Solidariedade conscientizaram moradores sobre a doença durante o mês

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires reforçou as ações de prevenção ao câncer de próstata no Novembro Azul. Durante todo o mês, por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde e Higiene e o Fundo Social de Solidariedade, a rede municipal promoveu palestras e atividades para orientar a população e chamar a atenção para os riscos de diagnóstico tardio.

Todas as Unidades Básicas de Saúde promoveram palestras com especialistas sobre a doença, bem como sobre a importância da realização de consultas e de exames preventivos periodicamente. O exame PSA, utilizado para diagnóstico do câncer de próstata, também foi disponibilizado em todas as UBSs.

No início do mês, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto, e o secretário de Gestão e Planejamento Administrativo da Prefeitura, Eduardo Nogueira, visitaram departamentos Públicos para entregar lacinhos na cor da campanha para os funcionários municipais.

No dia 10, o Fundo Social e a Secretaria de Saúde e Higiene promoveram palestra de conscientização direcionada a funcionários da Prefeitura, especialmente da GCM e da Infraestrutura Urbana. À ocasião, Eduardo Nogueira, que teve câncer de próstata diagnosticado em estágio inicial da doença, falou aos servidores sobre a importância do exame preventivo. “Essa é uma doença silenciosa, por isso é fundamental a realização de exames de rotina, para que seja descoberta no início. Acredito que esta mobilização alertou muitas pessoas sobre os riscos dessa doença”, avaliou o secretário de Gestão da Prefeitura.

No dia 21 de novembro, equipes da Prefeitura estiveram no Terminal Rodoviário para entregar aos moradores materiais informativos e o laço azul, símbolo da campanha. “Precisamos somar esforços na luta contra o câncer de próstata. Assim como para tantas outras doenças, a informação e a prevenção são as armas mais poderosas que temos para garantir uma vida mais saudável”, declarou a secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto, ressaltou que a cidade têm se mobilizado em ações que promovem a saúde e o bem-estar da população. “Esta é uma nobre missão. Levar conhecimento às pessoas e reforçar a divulgação dos serviços gratuitos ofertados na rede municipal pode contribuir diretamente para que os moradores busquem apoio e orientação sobre a doença”, disse.

Pontos turísticos iluminados para o Novembro Azul

Em comemoração ao movimento Novembro Azul, quatro pontos turísticos de Ribeirão Pires – Mirante São José, Mirante Santo Antonio, Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforpe) e o Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli – receberam iluminação especial nas cores da campanha. A ação, que conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.