Previous slide
Next slide

Até o dia 1º de dezembro, Secretaria de Saúde e Higiene promove ações de conscientização e divulga serviços disponíveis gratuitamente na rede municipal

 A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires promove durante esta semana a 10ª Campanha Fique Sabendo. A partir desta segunda-feira, dia 27, as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS serão reforçadas na rede municipal de saúde da Estância. A realização da campanha segue orientação do Programa Estadual IST/AIDS.

Até o dia 1º de dezembro, o Serviço de Atenção Especializada/Ambulatório de Infectologia da cidade realizará testes gratuitos e sigilosos de HIV, sífilis e hepatites B e C (seg. a sex., das 7h às 17h – Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro). No local, as equipes de saúde irão realizar orientação e aconselhamento aos pacientes, além de distribuir preservativos, materiais informativos e gel.

“Nossas equipes trabalham durante todo o ano para conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção a essas infecções, bem como a realização dos testes que possibilitam diagnóstico precoce. Nesta semana, essas ações serão reforçadas e os profissionais do Serviço de Atenção Especializada estão preparados para acolher os moradores, esclarecerem suas dúvidas e orientarem sobre os serviços disponíveis gratuitamente em nossa rede”, explicou a secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas.

“Àquele que tem vida sexual ativa e não usou camisinha, ou a camisinha rompeu; que tem ou teve uma Infecção Sexualmente Transmissível; que compartilhou seringas e agulhas; que está grávida ou deseja engravidar recomenda-se fazer os exames. Diante de um diagnóstico positivo, o usuário terá a possibilidade de adotar ou manter as práticas de sexo seguro. Na testagem, faz parte o acolhimento do usuário que possui como foco a melhoria na qualidade de vida e na garantia dos direitos humanos”, afirmou a coordenadora do Programa IST/AIDS/Hepatites Virais/Tuberculose/Hanseníase.

A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires oferece permanentemente serviços de testagem e orientação gratuitos à população, no Centro de Testagem e Aconselhamento do Ambulatório de Infectologia.

Dia Mundial de Luta contra a AIDS – 1º de dezembro

Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, data em que o mundo une forças pela conscientização sobre a doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Em Ribeirão Pires, a Praça Central da cidade receberá nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, mais uma atividade de conscientização sobre HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Equipe do Serviço de Atenção Especializada estará no local distribuirá preservativos femininos e masculinos, materiais informativos, além de oferecer orientações à população.

As ações do Fique Sabendo abrem calendário da campanha Dezembro Vermelho. Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde e Higiene promoverá a conscientização dos moradores sobre a importância da prevenção ao HIV/AIDS e outras ISTs.