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Representantes da Secretaria de Educação e do Instituto Ayrton Senna se reuniram para avaliar e traçar estratégias para 2018

Nesta quarta-feira, dia 29, representantes da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires participaram de reunião do Comitê Gestor do Instituto Ayrton Senna, com o objetivo de avaliar, traçar estratégias e ampliar o Programa de Gestão da Política pela Alfabetização disponibilizado desde agosto deste ano pelo Instituto em nove escolas da rede municipal de Ribeirão Pires.

O encontrou contou com a presença da secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia da cidade, Flávia Banwart, a secretária de Finanças, Antonia Constâncio, a agente técnica do Instituto Ayrton Senna,Teresa Jussara Luporini e as orientadoras do Núcleo Pedagógico.

A reunião avaliou os resultados já obtidos e discutiu a ampliação dos atendimentos. Atualmente, 515 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental estão inseridos no Programa. Para 2018, a meta é contemplar os estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, totalizando cerca de 1.500 alunos atendidos.

Ribeirão Pires é a única cidade do Grande ABC que implantou na rede municipal parceria com o Instituto Ayrton Senna.  Sem gerar custos para a cidade, em parceria gratuita para o município, o programa tem proposta inovadora de levar para as redes públicas de ensino, por meio de formação dos profissionais da rede, o conceito de alfabetização integral. Essa gestão permite diagnosticar e identificar as dificuldades das redes de ensino e desenvolver ações de superação, abrindo caminhos para o sucesso do aluno, que deve estar no centro do processo.

Após a reunião, os representantes da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia da Estância visitaram algumas unidades escolares que estão com o Programa implantado.

Para a agente técnica do Instituto Ayrton Senna, Teresa Jussara Luporini, Ribeirão Pires tem alcançado bons resultados nesse primeiro momento. “Um ponto fundamental é o trabalho de composição junto com a equipe da Secretaria de Educação. Nós temos uma abertura bastante positiva de realizar um trabalho de parceria. Observamos muita composição para acontecer bons resultados dentro das escolas”, disse.

Para a secretária municipal de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart, a formação continuada é um dos mecanismos para os avanços na qualidade de ensino. “Com o apoio do Instituto Ayrton Senna, os gestores escolares se tornam multiplicadores de conhecimento. Para 2018, vamos triplicar o número de alunos atendidos e os resultados serão ainda mais expressivos, refletindo no grau de proficiência dos nossos alunos,”, explica Flávia.