Previous slide
Next slide

A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires promove ações permanentes para aprimorar os serviços prestados à população, inclusive com medidas relacionadas à gestão dos recursos disponíveis na pasta. Desde o último mês, equipe do setor de Assistência Farmacêutica da cidade participa de Programa de Estudos em Sistemas de Saúde (PESS) do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (NEPP) voltado à implantação de medidas de uso racional de medicamentos nas redes públicas de saúde – SUS.

As atividades são financiadas pelo Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde, órgão da Secretaria Estadual de Saúde, com o objetivo de preparar ciclo de oficinas de qualificação na Assistência Farmacêutica dos municípios que fazem parte deste projeto, para fortalecer e qualificar a Política de Assistência Farmacêutica da região. Este trabalho é realizado por meio de ações de educação permanente e humanização, tendo como eixo norteador o Uso Racional de Medicamentos.

O coordenador da Assistência Farmacêutica de Ribeirão Pires, Paulo Cesar Rocha Lima, participou de encontro realizado pelo NEPP e avaliou a importância da qualificação no setor. “É preciso que o farmacêutico seja incluído nas equipes de saúde e possa discutir junto com o médico e demais profissionais da saúde o melhor tratamento para o paciente, considerando o uso racional dos medicamentos, entre outros aspectos”.

O uso racional de medicamentos possibilita à rede municipal de saúde otimizar as atividades do setor de assistência farmacêutica, evitando o desperdício de recursos.