Previous slide
Next slide

Vagas para pessoas com deficiência e para jovens à procura de primeiro emprego serão gerenciadas pela Secretaria de Participação, Acessibilidade e Inclusão Social da Estância

Moradores de Ribeirão Pires que desejam se colocar ou recolocar no mercado de trabalho podem procurar os serviços de apoio oferecidos gratuitamente pela Prefeitura. Para se inscrever em vagas de emprego destinadas às pessoas com deficiência, os moradores devem comparecer à Secretaria de Participação, Acessibilidade e Inclusão Social, localizada na Rua Miguel Prisco, 288 – Centro (Paço Municipal). A secretaria possui atendimento especializado, incluindo profissionais em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Mais informações pelo telefone 4828-9822.

Já cadastros para primeiro emprego pelo programa Jovem Cidadão serão realizados na Casa da Juventude, situada na Avenida Santo André, 1.013 – Centro Alto. Informações podem ser obtidas pelo telefone 4825-5310.

Outros serviços

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, oferece diversos serviços gratuitos de apoio para os moradores que buscam emprego no PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, localizado no Posto Atende Fácil – Avenida Capitão José Gallo, 55 – Centro.

Das 8h30 às 16h30, munícipes têm acesso aos serviços de auxílio na busca para oportunidades do mercado de trabalho, solicitação de segunda via da Carteira de Trabalho, entre outros.

Também já está disponível aos moradores de Ribeirão Pires o aplicativo móvel chamado SINE Fácil (Sistema Nacional de Emprego). O sistema foi lançado oficialmente pelo Ministério do Trabalho, no mês de maio. A ferramenta permite que o usuário encontre, de forma prática e rápida, vagas ideais ao seu perfil, agendando entrevistas, entre outros serviços como acompanhar a situação do seguro-desemprego. A facilidade é que o usuário pode consultar as vagas disponíveis em qualquer horário e local, sem que haja a necessidade de comparecer à central de vagas de sua cidade.

Como acessar – O aplicativo é gratuito e está disponível na versão para Android e em breve também para IOS. É de fácil utilização, mesmo por aqueles com pouco conhecimento de tecnologia. Para poder utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal  Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O código de acesso é individual, o que garante mais segurança às informações e agilidade no atendimento. Após instalar o aplicativo no seu celular ou tablet, o trabalhador deverá digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do aparelho celular.