Previous slide
Next slide

Equipes da Prefeitura percorreram mais de 60 pontos nos bairros da cidade para imunizar cães e gatos contra a doença, inclusive aos finais de semana

A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires imunizou 9593 cães e gatos durante a Campanha de Vacinação Antirrábica. No período de 7 a 28 de agosto, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses da cidade aplicaram as doses da vacina em mais de 60 pontos distribuídos pelo município, inclusive aos finais de semana. Deste total, foram imunizados 7896 cães e 1697 gatos.

“Os profissionais do CCZ e toda a equipe da saúde se mobilizaram nesta Campanha, para disseminar informações para a população e levar a imunização para todos os bairros, especialmente os mais afastados da região central. Nosso objetivo é prevenir a raiva em animais, reduzindo, dessa forma, os riscos da transmissão da doença”, explicou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

A imunização contra a raiva em cães e gatos permanece à disposição da população durante o ano, de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Centro de Controle de Zoonoses (Rua Catharina Rios Giachelo, 185 – Centro).

Em Ribeirão Pires, de acordo com estimativa do Governo do Estado, há cerca de 20 mil cães e cerca de 6 mil gatos. Até a última sexta-feira, dia 18, a Prefeitura aplicou cerca de 10 mil doses da vacina antirrábica.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção (Ministério da Saúde).