Previous slide
Next slide

Durante cerca de quatro meses, alunos se divertiram aprendendo sobre práticas seguras enquanto pedestres, ciclistas e motoristas

Na última terça-feira, dia 22, 94 alunos da Escola Municipal Manoel Baptista estiveram no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro para receber o certificado de formação do curso “Trânsito na Escola” que, durante cerca de quatro meses, disseminou informações sobre práticas seguras para pedestres, ciclistas e motoristas.

As aulas utilizaram metodologia de aplicação por meio de embasamento pedagógico. Com o objetivo de empregar os conceitos de trânsito na vivência das outras disciplinas, entre elas língua portuguesa, matemática e geografia, as crianças tiveram contato com fantoches, circuitos e equipamentos de trânsito. A ação também transforma os estudantes em multiplicadores de conhecimento sobre o assunto junto de seus familiares e comunidade.

Presente durante a formatura, o secretário de Transportes e Trânsito de Ribeirão Pires, José Adão Alves, falou sobre o conceito dos multiplicadores de conhecimento.

“Quero pedir aos pais e responsáveis que escutem e respeitem as crianças quando elas passarem informações que aprenderam em sala de aula com nossos agentes. Esse trabalho pode fazer a diferença e salvar vidas”, declarou.

Durante a formatura, estiveram presentes pais e professores, além do violonista e secretário adjunto de Cultura, Robson Miguel, que realizou apresentação musical.

Sobre a Educação para o Trânsito

No trânsito, assim como em outros diferentes fenômenos do cotidiano, nota-se a urgência e a necessidade de buscar educar para a valorização da vida, para o respeito ao próximo e para uma convivência tranquila.

Como fator de mudança, renovação e progresso, buscando levar ao crescimento de cada membro envolvido e, assim, do município como um todo, o programa municipal de Educação para o Trânsito é o recurso utilizado para dar fundamento a toda ação educativa que envolve o processo de ensinar e aprender sobre práticas seguranças no trânsito.

Com o intuito de criar ambiente que estimule o desenvolvimento de tarefas que ajudem os membros da equipe de Educação para o Trânsito, a Secretaria de Transportes e Trânsito realiza trabalho de educação permanente dentro dos propósitos básicos de liberdade e respeito ao outro, além de promover ações lúdicas e pedagógicas que estimulem cada faixa etária abrangida pelo projeto.