Previous slide
Next slide

Formatura dos alunos de Corte e Costura, Informática, Padaria Artesanal e Assistente de Cabeleireiro marca o anúncio de novos cursos

Cerca de 150 alunos dos cursos de capacitação profissional ministrados pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires em parceria com o Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire, receberam seus certificados durante formatura realizada, ontem, dia 3 de julho, no Salão dos Lagos do Hotel Estância Pilar, no bairro Santa Luzia. O grupo de formandos era composto por alunos de Corte e Costura, Informática, Padaria Artesanal e Assistente de Cabeleireiro.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto, destacou a importância dos cursos para qualificação profissional e geração de renda, e também anunciou algumas novidades.

“Pretendemos, ainda no segundo semestre, implantar os cursos de Jardinagem, Horta Educativa, Pedreiro e Garçom; além de realizar pequenos Workshops sobre Mosaico, Artesanato e Chocolate, não apenas na sede do Fundo Social, mas também nos bairros”.

“A valorização do trabalhador também se baseia nas oportunidades de acesso às qualificações profissionais, pois além de aprendizado, criam oportunidades de trabalho e possibilitam abertura de novos negócios. A valorização e motivação de uma pessoa refletem em toda nossa cidade porque gera emprego e movimenta a economia local”, disse o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

As alunas do curso de Corte e Costura, ministrado pela professora Lucilene Claudino Nascimento, produziram peças durante os quatro meses de duração do módulo. “Elas aprenderam a fazer os moldes, usar a máquina de costura e confeccionar as peças como vestidos e blazers. Ex-alunas já abriram seus negócios, oficinas de costura, e conseguem viver desta renda. É gratificante”, disse Lucilene.

Já tendo feito curso básico de corte e costura anteriormente, a dona de casa Marisa de Figueiredo Oliveira, 42 anos, moradora do Jardim Guanabara, caprichou nas peças. “Fizemos saia, camisa e o vestido, que escolhi na cor azul, fiz para minha filha Victoria, 14 anos, desfilar. Ela amou”. Além disso, Marisa pretende abrir o próprio negócio. “Todo dinheiro extra no orçamento de casa é bem-vindo”, completou.

Tendo realizado ações sociais, como o trabalho com os idosos do Lar Espírita Dr. Adolfo Bezerra de Menezes – LABEM, o curso de Assistente de Cabeleireiro, ministrado pela professora Shirley Leôncio, formou mais 27 alunos, entre homens e mulheres, com idades entre 17 e 52 anos. “A demanda é tão grande porque o curso é rápido e de qualidade, o que permite que eles voltem ao mercado de trabalho”.

Também compareceram à cerimônia, as primeiras-damas de Santo André e São Bernardo do Campo, Ana Carolina Barreto Serra e Carla Morando respectivamente; técnica da Grande São Paulo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Isabel Garcia Perez; além dos demais coordenadores de curso, Moacyr Simões (Padaria Artesanal) e Maria Helena Bertoldo (Informática).