Previous slide
Next slide

Instituição capacitará profissionais da Prefeitura e representantes da sociedade civil para a elaboração de Plano Diretor de Turismo, exigido em ranking estadual de Estâncias

Nesta sexta-feira, dia 21, a Prefeitura de Ribeirão Pires firmou parceria com o Senac para o desenvolvimento de atividades voltadas ao fortalecimento do turismo na cidade. A instituição irá assessorar membros da Administração Municipal e da sociedade civil, inclusive do Conselho Municipal de Turismo, com conhecimentos técnicos necessários para a elaboração do Plano Diretor do Turismo, atendendo as especificações da Lei Complementar Nº 1.261, de 2015.

Esta é uma das medidas adotadas pela Administração para assegurar a manutenção do título de Estância Turística ao município, uma vez que o Plano Diretor de Turismo é um dos requisitos exigidos pelo Estado. O Senac irá promover programa de seis módulos, durante período estimado de seis meses, que contará com assessoria educacional para que, ao final das atividades, os participantes, que serão indicados pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, elaborem o Plano.

“O Senac é uma instituição respeitada em todo o país e possui vasta experiência no setor turístico. Contamos com esse conhecimento para nos auxiliar na elaboração do Plano Diretor de Turismo, exigido pela legislação estadual para que a cidade se enquadre nas condições necessárias para manter o título de Estância. Com muito trabalho, estamos empenhados para recuperar o tempo e recursos perdidos para o turismo local, que tem muito potencial e que deve ser fortalecido pelo Poder Público, com a contribuição de toda a sociedade”, explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

Durante os módulos, serão abordadas questões relacionadas à governança no turismo; diagnóstico da atividade turística; elaboração de diretrizes para o turismo; desenvolvimento de mapa turístico; elaboração de plano de ação do turismo; e pacto territorial. “Essa parceria é muito importante para concretizar nosso trabalho e contribuir com o desenvolvimento da região”, disse Erika Rorhbacher, gerente do Senac.

 “Para cada módulo, será aplicada uma metodologia diferenciada, com atividades educacionais e práticas. Serão realizadas rodas de conversas, discussões em grupo e debates. Todo o trabalho será pautado nas condições estabelecidas pela legislação estadual, indispensáveis ao município”, explicou a executiva de contas do Senac, Luciane Santo.

A Lei Complementar Nº 1.261, de 2015, estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico. Entre os pontos exigidos estão: ter Plano Diretor de Turismo aprovado e revisado a cada três anos; dispor de equipamentos e serviços turísticos, como meios de hospedagem, serviços de alimentação e de informação e receptivo turístico; dispor de infraestrutura de apoio turístico; manter Conselho Municipal de Turismo devidamente constituído e atuante; entre outros.

“Em janeiro deste ano iniciamos série de ações já considerando a necessidade de recuperarmos tanto a infraestrutura turística da cidade como também a participação da sociedade civil nos debates e proposições para o setor. Resgatamos o Conselho Municipal do Turismo, até então desativado. Apresentamos e aprovamos projeto voltado ao receptivo turístico na região central e agora avançamos, com a expertise do Senac, no processo de elaboração do Plano Diretor do Turismo. Aos poucos, estamos nos adequando às exigências do Estado e fortalecendo o turismo como atividade econômica para a cidade”, avaliou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, Marcelo Menato.