Previous slide
Next slide

Secretaria de Saúde e Higiene promoverá palestras na rede municipal reforçará divulgação dos serviços gratuitos de orientação e testagem

A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires intensificará no próximo mês as ações de prevenção às hepatites A, B, C, D e E, na campanha “Julho Amarelo”. Durante o período, as equipes da rede municipal irão reforçar as orientações sobre as doenças, formas de evitar a contaminação do vírus e sobre os serviços gratuitos disponibilizados no Centro de Atendimento e Aconselhamento (Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro).

A campanha celebra o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho). Entre os dias 21 e 28 do próximo mês, a equipe do Serviço de Atenção Especializada da Prefeitura realizará palestras sobre prevenção da doença nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro Odontológico e nos Centros de Atenção Psicossociais.

As hepatites são inflamações no fígado. As mais comuns do tipo virais no Brasil são as A, B e C, porém existem, ainda, os vírus D e E. É possível evitar a contaminação pelas hepatites A e E utilizando água tratada e lavando bem os alimentos. Lavar as mãos com água e sabão antes de comer e depois de ir ao banheiro, beber água filtrada ou fervida e cozinhar bem mariscos e frutos do mar também são medidas importantes.

As hepatites B, C e D podem ser evitadas com os seguintes cuidados: não compartilhar agulhas e seringas e outros para uso de droga; não usar laminas de barbear ou de depilar de outras pessoas; usar os próprios instrumentos de manicure e pedicure; exigir materiais descartáveis para tatuagem e em serviços de saúde; e usar sempre preservativo.

A Prefeitura disponibiliza doses da vacina contra hepatite B nas unidades de saúde da Atenção Básica. Exames de hepatites B e C podem ser realizados no Centro de Atendimento e Aconselhamento, local onde também estão disponíveis preservativos feminino e masculino, bem como gel e folhetos educativos.

Centro de Atendimento e Aconselhamento – Serviço:

Local: Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h

Contatos: 4828-4441 ou 4823-4977